terça-feira, 20 de maio de 2008


Nesse post abordaremos a “nova” rede social que vem fazendo sucesso no mundo e crescendo cada vez mais no Brasil, o Twitter.

Criado em março de 2006, sendo usado por Jack Dorsey na comunicação interna de sua empresa, a ferramenta logo despertou interesse na equipe por causa do potencial de seu serviço, e em agosto do mesmo foi disponibilizado para uso dos internautas.
Mas você deve estar se perguntando: O que é o Twitter?
O Twitter é uma rede social em forma de microblogging permitindo que seus usuários enviem atualizações de texto de no máximo 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail ou pelo site oficial do Twitter. As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas para outros usuários que “assinaram” para recebe-las.
Além de estar sendo muito utilizado por usuários “comuns” para troca de informações, opiniões, simples postagens e como forma de relacionamento, vem sendo cada vez mais explorado por organizações que visam troca de informações com seus públicos e cada vez mais estreitar os relacionamentos. Casos como esse são os de times de futebol, como o São Paulo Futebol Clube e outros diversos times, que mantêm um perfil no Twitter, disponibilizando informações rápidas que possam interessar os torcedores e para principalmente interagir com os usuários e seus públicos.
No blog Circuito Integrado (dia 23/04/2008), que faz parte do caderno Informática da Folha de São Paulo, alguns profissionais de comunicação foram entrevistados falando sobre alguns aspectos do Twitter. Segue abaixo alguns trechos:


Folha - Qual é o retorno que os anunciantes têm ao investir em uma mídia tão nova?
"Infelizmente, muitas ações dessas começam objetivando apenas o volume, o que já começa errado. Acredito que ferramentas como Twitter vão além disso, servem muito mais para gerar um relacionamento com as pessoas, oferecer algum conteúdo relevante, ser útil. O Twitter é uma ferramenta perfeita para uma marca estar presente no dia-a-dia da pessoa, sendo que ela desejou isso, sendo que ela a convidou para enviar mensagens. Mas como eu disse acima: é preciso dar motivos para uma pessoa querer seguir outra no Twitter."
Carlos Merigo, publicitário

“O Twitter, pra mim, tem uma importância pra atualização de informações. Não só pessoas, mas instituições usam o Twitter".
"O interesse
do microblogging é que a gente escreva sobre uma assunto ao qual a gente não quer dedicar um post inteiro. O blog ainda tem espaço para reflexão, por ter comentários. Do Twitter espera-se mais uma troca de links, de informações, pessoas procurando outras que façam alguma coisa. Ele tem um poder de compartilhar conhecimento entre quem se conhece e quem não se conhece. É mais compartilhar informações do que dizer “o que vc esta fazendo agora”.
Alex Primo, professor de comunicação da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

- Na nossa opinião, o Twitter apresenta mais um grande caminho para troca de informações, relacionamentos e atualizações rápidas, sejam elas pessoais ou profissionais. Precisamos estar cada vez mais atentos a essas novidades, sendo ou não profissionais de comunicação. Então, qual é a primeira impressão de vocês leitores sobre o Twitter?

3 comentários:

Unknown disse...

Boa atualização!
Não conhecia o Twitter... mais um site de relacionamentos na internet!
Me parece que estes sites têm se multiplicado com grande intensidade, e são uma ótima ferramenta de relacionamento com os públicos de uma organização, dependendo da maneira como forem explorados.
Por hoje é só, meninos!
Ah! já respondi a enquete de vcs!
Até a próxima atualização...

Ju Kudo

Natália Oliveira disse...

E viva o Twitter!!!!

Não conhecia o site, mas me cadastrei no intuito de conseguir contatos pro blog da Casa de Cultura. Ainda não entendi muito bem a função dele, mas já coloquei que o site da Casa de Cultura está atualizado.

O blog de vocês está arrebentando hein!? Até agora não teve um post que não fosse interessante e mais q isso, relevante pra gente!!
Parabéns!

Eventos disse...

Blog super interessante!!!
Pois como profissionais da Comunicação, temos o dever de nos maternos informados e ainda mais atualizados!

Parabéns pelas matérias!!!
Fábia